Tarifas e boletos bancários do condomínio | LLZ Garantidora

Tarifas e boletos bancários do condomínio: você ainda se preocupa com esses custos?

O boleto bancário é uma forma de pagamento bastante conhecida entre os brasileiros. Ele é democrático e funciona para a maioria dos segmentos: compra de eletrônicos, mensalidades escolares, pagamento de serviços e até mesmo para as taxas de condomínio.

Essa forma de pagamento das taxas para a manutenção das áreas comuns e pagamento das despesas do condomínio, permite aos moradores que essa cobrança esteja vinculada diretamente ao banco onde o condomínio possua conta, dando mais opções de pagamento, sem a necessidade de realizar transferências bancárias. Sem necessidade de transferir ou pagar por aplicativos. Além de ser uma tarifa muito menor do que as cobradas pelo cartão de crédito, por exemplo.

Saiba tudo sobre tarifas e boletos bancários do condomínio neste artigo! E veja se é vantajoso ou não para o empreendimento que você é responsável.

Qual o impacto da inadimplência para o condomínio?

A taxa condominial é, muitas vezes, uma dor de cabeça para os síndicos. Cobrar os condôminos é uma situação complicada, mas os impactos da inadimplência para o condomínio são grandes. 

O primeiro impacto da inadimplência condominial é no orçamento do condomínio. Afinal, essa taxa serve para custear as despesas como água, luz, salário dos funcionários do prédio, serviços de manutenção, entre outros. 

Sem o valor dessa taxa é difícil manter o condomínio em bom funcionamento. Por isso, um dos impactos da inadimplência é o síndico lidar com a crise financeira. Cobrar pessoas, buscar saídas para não atrasar as contas do prédio e manter a boa relação entre síndicos e moradores. Isso gera conflitos e muito desgaste. 

Os casos mais tranquilos podem ser  resolvidos com uma conversa informal e acordo para quitar a dívida. Quando é uma situação mais delicada, é preciso acionar advogados e entrar com uma cobrança judicial. O que se torna mais um gasto para o condomínio e mais desgaste para o síndico. 

Ou seja, não é uma situação nem um pouco agradável para administradores de condomínio. Por esse motivo, o condomínio  pode contar com o serviço de uma garantidora que assegure inadimplência zero. Assim, não será preciso a pessoa responsável por gerir o condomínio se preocupar com a falta de pagamento da taxa condominial, novas despesas ou desgastes recorrentes.

Para saber mais sobre as responsabilidades do síndico em caso de inadimplência, leia o artigo: Condômino inadimplente: quais os deveres do síndico?

Vantagens da cobrança de condomínio via boleto para redução da inadimplência

Confira abaixo alguns dos benefícios da adoção de cobrança da taxa condominial via boleto bancário.

  • Agilidade na emissão de boletos, melhor controle de fluxo de pagamentos, otimização de recursos;
  • Geralmente, um boleto simples tem cerca de 30 dias de vigência, quando não afetado por cláusulas contratuais. Passado esse tempo, o boleto se torna inativo.
  • Proteção contra fraudes;
  • Taxas menores e melhor gerenciamento de tempo. 

O grande destaque para a gestão do síndico é o maior controle de pagamento e inadimplência. Como já dito, na hora de fazer o gerenciamento financeiro do condomínio, muitos síndicos se deparam com atrasos nas taxas do condomínio. O boleto bancário ajuda nesse sentido, pois o síndico consegue monitorar melhor os pagamentos.  

Isso porque cada pagamento recebido pelo banco gera um comprovante. Ao receber esse documento, basta dar baixa no boleto e concluir o pagamento realizado pelo condômino.

Além disso, o síndico pode monitorar o tempo de atraso dos pagamentos em algumas ferramentas. É possível  até gerar um relatório para saber como é o comportamento daquele condômino com as taxas. O que permite agir em combate da inadimplência e tentar resolver a situação antes mesmo do atraso acontecer, evitando assim o ajuizamento da dívida no futuro.

Como uma Garantidora pode auxiliar o síndico no processo de solução da inadimplência?

Já vimos que o impacto da inadimplência é muito grande para o condomínio e para a gestão do síndico, certo? Mas para além do pagamento ser feito via boleto, é preciso encontrar uma solução para a raiz do problema. Uma garantidora pode ser a melhor solução.

Sendo assim, é fundamental para a saúde financeira do condomínio contar com ajuda especializada para cobranças. Isso facilita a rotina do síndico e o melhor funcionamento do prédio. 

A garantidora condominial oferece um serviço de cobrança das taxas de condomínio. Para isso, ela fica responsável pelos custos, emissão e envio dos boletos para os moradores e passa a cobrar esse valor, além de fazer a cobrança dos pagamentos em atraso. E por fim, repassa os valores para o condomínio. 

Ou seja, a garantidora assume a cobrança da taxa condominial, liberando o síndico dessa tarefa, e repassam para o condomínio o valor integral das taxas, mesmo que não tenham sido pagas por todos os moradores.

Com isso, o condomínio tem a garantia que irá receber todo valor das taxas e ter maior controle de quem está inadimplente. Esses moradores serão cobrados pela própria garantidora e o síndico não vai precisar lidar com esse tipo de situação. 

Vantagens de ter uma empresa Garantidora para o seu condomínio:

  • segurança para seguir o planejamento anual e melhorias;
  • redução das tensões por cobranças;
  • eliminação dos gastos jurídicos com cobranças;
  • facilidade de negociação para condôminos;
  • possibilidade da diminuição da taxa condominial.

Como contratar uma Garantidora de condomínio?

Antes de tomar qualquer decisão, é preciso pesquisar bastante sobre as empresas do ramo. Afinal, a ideia é que o seu condomínio tenha mais agilidade, organização e tranquilidade na gestão.

Quer saber mais sobre as vantagens das tarifas e boletos bancários do condomínio? Veja como a LLZ Garantidora contribuiu para que o Residencial Anchieta zerasse a inadimplência em apenas um mês.

Compartilhe nas redes sociais

Deixar uma resposta