Condômino inadimplente: quais os deveres do síndico?

Reduzir a inadimplência em condomínios é o objetivo de muitos síndicos Isso porque cumprir com os compromissos financeiros dentro do condomínio nem sempre é uma tarefa fácil, mas cabe ao síndico estabelecer estratégias para evitar que moradores atrasem os pagamentos. Por isso, se você quer saber como superar esse desafio, continue a leitura.

Não ter mais condômino inadimplente é o objetivo de muitos síndicos

Isso porque cumprir com os compromissos financeiros dentro do condomínio nem sempre é uma tarefa fácil, mas cabe ao síndico estabelecer estratégias para evitar que moradores atrasem os pagamentos. 

Por isso, se você quer saber como superar esse desafio, continue a leitura. 

No post de hoje nós vamos te contar:

  • O que é inadimplência?
  • Quais os tipos de inadimplência existem! 
  • O que o síndico pode fazer para evitar a inadimplência.
  • 5 caminhos que o síndico deve seguir para evitar a inadimplência em condomínios.
  • Como a contratação de uma Garantidora pode auxiliar o síndico no processo de solução da inadimplência.

E então, vamos lá?

O que é inadimplência

Condômino inadimplente | LLZ Garantidora

Antes de entender como combater o problema que vem acometendo o seu condomínio, você precisa saber o que é esta tal de inadimplência. Ou melhor, o que é estar inadimplente! Mas não se preocupe, esse detalhe lhe contaremos AGORA.

Estar inadimplente é o mesmo que ficar com o “nome sujo”, ou seja, estar sem acesso a crédito, comprometendo a vida financeira e o relacionamento junto a instituições protetoras de crédito, como por exemplo os bancos, o Serasa e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

E Para entender melhor o que é inadimplência e como ela ocorre, imagine que um amigo realizou uma compra no crédito com algum parcelamento. Por inúmeras variáveis, principalmente a falta de organização financeira, seu amigo não conseguiu dispor de capital suficiente para cumprir com a quitação dessas parcelas no período estabelecido. 

Esse descumprimento, quando não solucionado ou negociado apropriadamente, pode sujar o seu nome. Isso, juridicamente, é denominado inadimplência.

E qual o perfil do consumidor inadimplente?

De acordo com o Serasa Experian, o perfil do consumidor inadimplente no Brasil é:

  • Majoritariamente masculino (50,9%);
  • consumidores com renda entre 1 ou 2 salários mínimos (39,1%), seguidos dos que ganham até 1 salário mínimo (38,8%);
  • A maioria possui apenas uma dívida (37,3%), embora 30,7% dos consumidores negativados possuam quatro dívidas ou mais;
  • 19,4% dos inadimplentes têm idade entre 41 e 50 anos, e 14,9% têm entre 18 a 25 anos.

Viu só, qualquer um pode cair na inadimplência, até mesmo seu condomínio ou os seus condôminos!

E para você saber melhor como lidar com cada tipo de devedor, nós trouxemos um resumo rápido e prático de como saber qual o tipo de inadimplência que está enfrentando. Veja:

Tipos de inadimplência 

  1. Ocasional

O tipo de inadimplente ocasional é aquele que preza por manter as contas em dia e, por isso, sempre quita suas dívidas dentro do prazo. Contudo, por conta de um imprevisto, ele não consegue cumprir com o compromisso.

Por esse motivo, a equipe responsável por realizar a cobrança deve adotar uma abordagem mais tranquila para que não corra o risco de desgastar a relação. Nesse caso, o contato deve se assemelhar mais a um lembrete do que à uma cobrança propriamente dita.

  1. Crônico

O devedor crônico também paga suas contas, no entanto, o que diferencia ele do tipo ocasional é a falta de um planejamento financeiro. Independentemente dos motivos, esse perfil de devedor sempre atrasa o pagamento das suas dívidas. Apesar de haver procrastinação para cumprir com os compromissos, ele normalmente está disposto a assumi-los quando cobrado.

Diante disso, a abordagem não precisa ser severa, pois o cliente tende a estar aberto a uma negociação. Porém, devido à sua falta de planejamento financeiro é necessário manter certa insistência nas cobranças para que ele se lembre de pagar as contas.

  1. Negligente

Esse tipo de devedor tende a ser mais descontrolado, pois tem o hábito de adquirir muitas dívidas sem analisar se realmente dará conta de honrar com todas elas. Por isso, oferece grandes riscos de manter a taxa de inadimplentes do seu condomínio alta.

Diante desses riscos, requer uma abordagem mais incisiva, porém sempre buscando manter um tom amistoso para não afugentar o devedor. Além disso, para que a cobrança tenha um retorno positivo é importante analisar bem o caso e se dispor a oferecer condições favoráveis de pagamento.

  1. Mau pagador

Ele é o tipo de inadimplente mais complicado de lidar. Isso porque não está aberto a negociações e tão pouco se incomoda com as medidas adotadas durante a cobrança, por isso, o contato é mais difícil e requer menos diálogo. 

Em casos como esses, a abordagem deve ser direta e incisiva, de maneira que fiquem claras para ele as ações judiciais que serão tomadas quando o pagamento não for efetuado. 

Agora que aprendeu como identificar o tipo de inadimplência que você está lidando, vamos para o próximo passo (talvez o mais importante de TODOS):

O que o síndico pode fazer para evitar a inadimplência?

Condômino inadimplente | LLZ Garantidora

Como síndico, você já deve ter percebido que a inadimplência em condomínio é um obstáculo real. Lidar com condôminos inadimplentes é complicado!

Além de atrapalhar o seu trabalho, isso também interfere na vida de quem paga as contas em dia. Para te ajudar a resolver esse problema, criamos um guia do que fazer para evitar a inadimplência:

  1. O que o condômino inadimplente pode e não pode fazer:
  • Não pode participar de assembleia;
  • Inadimplentes não podem atuar como síndicos;
  • É possível divulgar o balancete mensal com uma lista de unidades com pagamentos em atraso;
  • O condomínio não pode privar o condômino de recursos básicos na unidade inadimplente;
  • Não se pode proibir o acesso a áreas comuns do empreendimento.
  1. O que fazer para reduzir a inadimplência em condomínio:
  • Mantenha uma boa organização das finanças;
  • Sempre observe com cuidado e atenção toda e qualquer arrecadação de taxas;
  • Notifique o condômino que não pagou com antecedência sobre o vencimento das mensalidades (via correspondência, e-mail ou mensagem no aplicativo do condomínio, como o TownSq);
  • Convoque uma reunião de assembleia sempre que necessário.
  • Acima de tudo, é importante que o condomínio tenha um fundo de reserva.
  1. Consequências que a inadimplência pode gerar dentro do condomínio:
  • Pagamento de juros e multas;
  • Sofrer uma ação de cobrança judicial;
  • Caso o juiz dê razão ao condomínio, o devedor terá de pagar o valor estipulado em até três dias;
  • O morador inadimplente poderá ter parte de sua conta bancária e imóveis penhorados, se não fizer o pagamento dentro do prazo de três dias.

Cinco caminhos que o síndico deve seguir para evitar a inadimplência em condomínios!

  1. Envie o boleto com antecedência

Os moradores precisam ter um prazo para organizar o pagamento da taxa. Não adianta enviar a cobrança com apenas um ou dois dias de antecedência e esperar que eles paguem o condomínio no vencimento.

Com a correria do dia a dia, e as dezenas de contas para pagar, o condomínio pode ficar esquecido ou figurar em último lugar na lista de compromissos do mês. Antecipando o envio do boleto, você diminuirá a chance dele não ser pago.

  1. Ofereça diferentes formas de pagamento

Disponibilizar apenas uma forma de pagamento dificulta a vida dos moradores e incentiva a inadimplência. 

Por isso, disponibilize boleto, pix, cartão de crédito, débito, para evitar reclamações e atender a necessidade de todos os moradores. Com a facilidade, segurança e comodidade que os aplicativos on-line dos bancos oferecem, a maioria poderá pagar o condomínio sem precisar sair de casa.

  1. Contrate uma empresa especializada em cobrança garantida

Contar com esse serviço facilita a organização da cobrança da taxa de condomínio, pois ela consegue mostrar quais os moradores que não estão com o pagamento em dia, facilitando o controle e a decisão para medidas a fim de cobrar os inadimplentes.

  1. Busque suporte financeiro de quem entende de condomínios

Contar com o auxílio de empresas especializadas para mostrar como as taxas são usadas na manutenção do prédio é muito importante para deixar as informações claras e passar mais segurança aos moradores, afinal mostra que o planejamento financeiro é um dever para todos, ou seja, juntos estão colaborando para a construção de um local agradável e organizado para se viver

  1. Conscientize os moradores para evitar a inadimplência no condomínio

Envie cartas, e-mail e espalhe cartazes pelo condomínio para explicar a importância de pagar a taxa em dia. Também é válido lembrar a data de vencimento, formas de pagamentos, previsão de aumento, entre outras informações relacionadas ao tema.

Como a contratação de uma Garantidora pode auxiliar o síndico no processo de solução da inadimplência?

É fundamental que o condomínio conte com ajuda especializada para a cobrança de condôminos inadimplentes. Isso facilita bastante a rotina do síndico e melhora a convivência com os condôminos, principalmente quando o síndico é morador do condomínio. 

  • Como funciona, na prática, o serviço de uma Garantidora?

Na prática, depois que a garantidora é contratada pelo condomínio ela passa a emitir e enviar para os condôminos os boletos da taxa condominial, e fica responsável por fazer a cobrança também dos valores atrasados.

Depois de emitir e enviar os boletos, a garantidora recebe os pagamentos dos condôminos e repassa os valores para o condomínio.

O grande diferencial da garantidora é que ela repassa para o condomínio sempre 100% do valor das receitas previstas, então mesmo que algum morador não pague a taxa, o condomínio não será afetado, pois continuará recebendo como se todos tivessem pago.

Em seguida, a garantidora entra em contato com os condôminos inadimplentes e negocia diretamente com eles o pagamento dos valores em atraso.

  • Vantagens de ter uma empresa Garantidora para o seu condomínio
  • Segurança para seguir o planejamento anual e melhorias;
  • Redução das tensões por cobranças ;
  • Fim dos gastos jurídicos com cobranças;
  • Facilidade de negociação para condôminos;
  • Possibilidade da diminuição da taxa condominial.
  • Como contratar uma Garantidora de condomínio?

O primeiro passo para contratar uma garantidora é analisar bem as empresas que atuam neste mercado.  Se o seu condomínio fica em Belo Horizonte,  São Paulo, ou qualquer outra região do Brasil fale com a LLZ. Nós garantimos o melhor atendimento e temos um contrato transparente para te atender com qualidade.

Depois de analisar os pontos mais importantes de contratar uma garantidora, é preciso levar o assunto para aprovação em assembleia condominial.  No caso da LLZ, se você nos avisar com antecedência nós podemos participar da assembleia e tirar todas as dúvidas dos condôminos.

Lembre-se que para efetivar a contratação, o condomínio deve convocar uma assembleia extraordinária cuja pauta tenha o assunto: “Contratar cobrança garantida das taxas condominiais”. Com aprovação por maioria simples, o contrato já pode ser assinado!

Quer saber mais sobre os deveres do síndico? Faça AGORA o download do E-book “Direitos e deveres do síndico, subsíndico e conselho: O guia definitivo”.

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