Marketing Pessoal: Entenda a importância para a carreira do síndico!

Sabe quando você pensa “Fulano está se dando bem na carreira de síndico e já está praticamente reeleito mesmo antes da nova eleição, o que será que está acontecendo?” Bem, talvez você não saiba, mas provavelmente ele aplicou técnicas de Marketing Pessoal em seu favor. E é aí que você se pergunta “...tá, mas o que é Marketing Pessoal?”.

Sabe quando você pensa “Fulano está se dando bem na carreira de síndico e já está praticamente reeleito mesmo antes da nova eleição, o que será que está acontecendo?” Bem, talvez você não saiba, mas provavelmente ele aplicou técnicas de Marketing Pessoal em seu favor. E é aí que você se pergunta “…tá, mas o que é Marketing Pessoal?”.

Continue com a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre essa poderosa técnica e como ela poderá ser utilizada para melhorar a sua carreira de síndico.

Marketing pessoal | LLZ Garantidora

Marketing Pessoal é o conjunto de estratégias cujo objetivo é estabelecer uma percepção positiva acerca de um indivíduo. Em outras palavras, fazer com que o público observe uma pessoa como autoridade em um determinado tema, assim como exaltar suas ações e atividades com técnicas de marketing.

Essa estratégia não é apenas uma necessidade, mas uma obrigação para qualquer profissional!!

Com o síndico não é diferente, afinal a percepção que os condôminos têm sobre esse profissional será determinante para que se sintam seguros em tê-lo à frente do condomínio e, consequentemente, fazer do síndico alguém de quem se lembrarão quando houver a necessidade de (re)escolher o seu representante.

Então, se você deseja saber: O que é e como fazer Marketing Pessoal na sua carreira, chegou ao lugar certo!

Neste artigo, você aprenderá tudo que é necessário para fazer um bom Marketing Pessoal e gerar autoridade como síndico.

O que é Marketing pessoal?

O marketing pessoal é visto como uma ferramenta estratégica fundamental para o sucesso em toda e qualquer área de atuação, inclusive na carreira de síndico!

Se conduzido de maneira planejada e assertiva, ele ajuda a criar uma imagem consistente e coerente do profissional, dando-lhe mais visibilidade, com o intuito de que ele se torne referência em seu ramo de negócios.

Esta é a estratégia responsável pelo desenvolvimento e divulgação da imagem de um profissional. O Marketing Pessoal trabalha no aperfeiçoamento de suas ações, características, competências e habilidades, construindo uma propaganda positiva sobre você . 

Existe 3 fatores primordiais que devem ser trabalhados para ter um bom Marketing Pessoal:

  • A maneira como você se comunica

Muitos não acreditam, mas a maneira como você se comunica pode causar empatia ou antipatia nas pessoas ao seu redor. É por meio da forma como você se expressa que todo o seu potencial será — ou não — expresso.

A construção da sua imagem a partir do Marketing Pessoal acontece aos poucos, sendo necessário ter dedicação. Para isso, é importante que você se auto analise e procure saber como sua marca pessoal tem refletido no seu condomínio e como isso tem afetado a sua carreira de síndico.

  • Timidez e introspecção

Vale lembrar que pessoas tímidas e introspectivas podem ter problemas de relacionamento! 

É muito comum que profissionais que não sabem se comunicar ou relacionar-se adequadamente sejam rejeitados em detrimento  daqueles que sabem se promover. 

Por isso, não se acanhe. Já dizia o Chacrinha, “quem não se comunica, se trumbica”! 

  • A humildade como aliada

Por último, mas não menos importante, aqui vai uma dica: tenha sempre a humildade como aliada!

Não será nada bom para a sua carreira se seus vizinhos de condomínio descobrirem que o seu Marketing Pessoal é uma propaganda enganosa. Mantenha-se fiel a quem você é e seja coerente quanto às suas atitudes, qualidades e comportamentos.

Mas… Qual é a importância do marketing pessoal?

Marketing pessoal | LLZ Garantidora

O Marketing Pessoal é importante pelo simples fato de gerar percepção e atração positiva.

Por isso, se você possui o mesmo talento e competência que outras pessoas de sucesso, mas continua falhando em conquistar seus objetivos como síndico, pode ser que sua imagem não esteja bem construída. Como resultado, você perde oportunidades de crescer sua carteira de clientes ou até mesmo se reeleger como síndico no seu condomínio.

Infelizmente, poucas pessoas sabem como fazer um bom marketing pessoal. Para facilitar a tarefa de melhorar sua imagem, postura pessoal e profissional, listamos alguns pilares básicos nos quais você deve se apoiar e que farão a diferença:

  1. Defina um objetivo

Definir um objetivo é o principal pilar do Marketing Pessoal. Reflita:

  • Quem você é e quem deseja ser?
  • Como quer ser reconhecido?
  • Quais diferenciais você pode levar para a sua carreira de síndico?

Não apenas as empresas  precisam consolidar sua marca. Você, assim como todo profissional candidato  a uma carreira de sucesso como síndico , precisa traçar um objetivo e se posicionar em relação a ele.

  1. Faça networking

Conheça pessoas e se relacione bem com elas — esse  é um ponto crucial. Pense sempre fora da caixa: se você estabelecer relações com consumidores e fazer parcerias com outras empresas, os resultados serão bastante produtivos!

  1. Seja persistente

Construir uma marca pessoal não acontece do dia para a noite. Por isso, alguns ingredientes são fundamentais: resiliência, paciência e, principalmente, persistência. 

Você vai progredir com o tempo e conseguirá, aos poucos, reservar um lugar sólido para a sua marca pessoal na carreira de síndico.

  1. Busque equilíbrio

Para construir uma marca pessoal forte e coerente, a palavra-chave com a qual você deve se agarrar é equilíbrio. O seu sucesso depende do quanto você consegue ser uma pessoa equilibrada nas esferas da sua vida, tanto pessoal quanto profissional.

Isso quer dizer que você precisa se comportar e até se vestir de forma equilibrada. Transpareça elegância e conquiste seu público!

  1. Adeque-se às situações

Lembre-se de que existem coisas que são adequadas para algumas ocasiões e para outras, não. Existe hora, local e circunstância para tudo o que fazemos. 

A sua postura, comunicação e vestuário dependem de cada situação!

E porque é importante aplicar princípios do Marketing Pessoal no trabalho do síndico?

Marketing pessoal | LLZ Garantidora

A partir do momento que o síndico aplica técnicas do Marketing Pessoal no seu trabalho, começa a exercer algo fundamental para se manter à frente de um, dois ou três condomínios: O planejamento!

Afinal, seu desejo de atingir objetivos estarão mais claros e precisos se houver o planejamento de sua imagem pessoal e profissional.  

Isso porque não existe um caminho universal, mas existem ferramentas e atitudes que são eficientes para alcançar seu propósito, seja ele: 


Gerar mais visibilidade para a sua marca pessoal;
– Transmitir confiança no trabalho;
– Saber trabalhar em equipe ou apenas se tornar o SÍNDICO Nº1 da sua região!

Não importa seu objetivo, aderir ao Marketing Pessoal é o primeiro passo para seu sucesso!

Marketing Pessoal pode me ajudar no processo de reeleição?

A resposta é COM CERTEZA!

É natural que os moradores escolham quem demonstra estar mais preparado para representá-los como síndico do condomínio. Afinal vence quem é o melhor e mais qualificado para o cargo!

É aí que o Marketing Pessoal pode te colocar em vantagem em relação a outros possíveis candidatos e tornar a reeleição mais fácil de acontecer. 

Trabalhando bem o seu Marketing Pessoal, você passará a percepção que é de alguém com postura profissional, credibilidade e imagem positiva. 

– Mas como sei que estou fazendo um bom plano de marketing?

Descubra no tópico a seguir…..

Como fazer um bom plano de Marketing Pessoal?

Planejar a melhor estratégia de  Marketing Pessoal é tão importante quanto o planejamento de qualquer outra estratégia. Por isso, pegue seu bloco de notas e deixe a caneta a postos para anotar o passo a passo de como fazer um bom plano de marketing:

  • Conheça a si mesmo: A primeira etapa é a reflexão sobre quem você é, com o que você se identifica e onde deseja chegar. É só a partir disso que poderá entender  quais são os pontos positivos e negativos encontrados nos vários níveis da sua vida, como nos relacionamentos, saúde, capacidade de trabalho, finanças, competências, imagem e conhecimento.
  • Entenda o seu mercado: Agora, você precisa observar e analisar a carreira de síndico  em relação aos pontos analisados na etapa anterior. Uma boa dica é realizar uma análise SWOT.
  • Defina metas e objetivos: Faça isso com base nas respostas da análise SWOT. Por exemplo: nas suas forças e fraquezas, você definiu que possui muito conhecimento sobre finanças , mas ainda não sabe nada sobre inadimplência condominial, ou seja, defina seus objetivos e veja a melhor forma de não ficar atrás de outros síndicos .
  • Crie estratégias: Como alcançar suas metas e objetivos, como por exemplo se reeleger ou mesmo aumentar a sua carteira de condomínios? Planejando um conjunto de ações, monitorando e estabelecendo prazos.
  • Mensure os resultados: Após colocar suas ações em prática, mensure e reflita sobre os resultados obtidos, sejam eles positivos ou negativos, reformulando as estratégias caso necessário. 

Viu só? Não é tão difícil quanto você pensava! 

Portanto, ao por em prática estas características no seu dia a dia, irá proporcionar admiração por parte dos condôminos, e ainda terá apoio incondicional da comunidade.

Por isso, trabalhar o Marketing Pessoal na sua carreira de síndico é fundamental, tanto para manter o zelo pelo patrimônio da comunidade quanto para o processo de reeleição.

Gostou? Agora que você já conhece tudo precisava saber sobre a importância do Marketing Pessoal na carreira de Síndico, que tal conhecer um pouco mais sobre Direitos e deveres do síndico, subsíndico e conselho? 

Clique AQUI e faça agora mesmo, de forma 100% gratuita, o download do E-book que é guia definitivo e EXCLUSIVO para te ajudar a entender a função de cada um dos membros do corpo de gestores do condomínio.

Compartilhe nas redes sociais

Deixar uma resposta