Taxa condominial mais cara? Saiba os motivos e como é possível resolver.
Muitos condomínios são verdadeiros clubes e oferecem excelente infraestrutura, como automação da portaria, piscina, academia de ginástica, espaço gourmet e até mini-mercado. Outros empreendimentos, mais antigos, exigem manutenções mais frequentem.
Sem falar nas multas, juros e afins embutidos em contas pagas em atraso por falta de dinheiro em caixa.
São muitos os fatores que podem encarecer as cotas condominiais e pesar no bolso dos moradores.
A boa notícia é que, fazendo uma boa análise da situação com síndicos(as) e administradoras, é possível cortar gastos e reduzir essas taxas.
Quer saber como?
Primeiro, entenda como as taxas são calculadas
As cotas condominiais são, geralmente, compostas da seguinte forma:
40% a 50% – folha de pagamento de funcionários e encargos trabalhistas
12% a 15% – água
10% a 12% – energia elétrica
10% a 15% – manutenções, elevadores e seguros
10% – despesas administrativas, bancárias, fundo de reserva e pequenos reparos
O que pode encarecer a cota condominial?
Custos extras com funcionários
Atraso na folha de pagamento e hora extra podem gerar ações judiciais, o que impacta diretamente no orçamento pelas despesas imprevistas.
Condomínios antigos
Prédios mais velhos precisam de cuidado redobrado por conta de sua estrutura mais antiga. Quando as manutenções não são feitas preventivamente, isso pode causar acidentes e atraso nos serviços. E reparos emergenciais são, na sua maioria, mais caros por exigirem prazos mais curtos.
Falta de hidrômetros individuais
Neste caso, além da água consumida nas áreas comuns do condomínio, entra no rateio a conta de água consumida nas unidades. Ou seja: mesmo que um morador economize, paga pelo desperdício do outro, pois o custo da água total do condomínio é dividido entre todas as unidades, uniformemente.
Vazamentos
O segundo maior gasto de um condomínio é com água. Quando há vazamentos que não são reparados, o custo da água desperdiçada também estará embutido nas cotas condominiais.
Sistema de iluminação desatualizado
O uso de lâmpadas incandescentes (mais baratas, mas com menor vida útil) encarece a conta, assim como deixar luzes acesas a noite inteira.
Inadimplência
Alguns condomínios incluem 15% ou mais no valor da cota mensal só para cobrir a falta de recursos. Ou seja, os moradores que pagam a taxa condominial em dia podem ter que assumir o furo causado pela inadimplência. E pagam também as ações judiciais, além da contratação de advogados, para cobrar quem não está em dia.
Então, como é possível reduzir a taxa condominial?
A primeira ação é fazer uma boa análise de custos e receitas do condomínio.
Uma ferramenta que pode ajudar nessa tarefa é a Planilha 5W2H para Síndicos, adaptada pela LLZ, para auxiliar o planejamento e a execução da gestão condominial.
Terceirização da mão de obra
Se levarmos em consideração que pelo menos 40% do valor das taxas do condomínio é para custear a contratação de pessoas e pagamento de encargos trabalhistas, uma boa opção é a terceirização dos serviços de portaria, limpeza e segurança.
Quando um funcionário falta, por exemplo, ele é automaticamente substituído pela empresa, sem precisar pagar hora extra para alguém do quadro interno. Os custos passam a ser fixos, sem surpresas com despesas adicionais.
Porém, o síndico precisa ter certeza de que a empresa está cumprindo com as suas responsabilidades com os funcionários terceirizados. Isso porque, no caso de ações judiciais, o condomínio é quem será obrigado a pagar.
Prevenir é melhor do que remediar
É preciso estar sempre atentos às manutenções preventivas para evitar acidentes e situações emergenciais, que custam mais caro para os condomínios.
Instalação de hidrômetros individuais
Quando cada um paga pela água que gasta, as pessoas passam a ter mais consciência e a economizar. Isso ajuda não só o condomínio, mas o planeta.
Atualização da rede de energia
Além da substituição de lâmpadas antigas por modelos de LED e a instalação de sensores de presença, que acendem as luzes apenas quando há necessidade, investir na implantação de sistemas de produção de energia solar fotovoltaica também contribui muito para a diminuição da conta de luz.
Contratar uma garantidora também pode reduzir as taxas condominiais
Há quem ainda acredite que a contratação de uma garantidora é mais um custo para o condomínio.
Mas saiba que o valor pago é muito mais baixo do que o adicional assumido pelos moradores adimplentes para cobrir a inadimplência dos demais. Muitas vezes, as taxas do condomínio diminuem com a contratação dos serviços de uma garantidora.
Fale com um de nossos consultores e confira!
E os benefícios não param por aí.
Ela garante o dinheiro necessário todos os meses, equilibrando o fluxo de caixa do condomínio. É possível pagar as contas em dia e investir na valorização do patrimônio, com obras e melhorias desejadas.
Além disso, a cobrança dos inadimplentes é feita pela garantidora sem taxas adicionais para o condomínio, que fica isento do pagamento de custas judiciais e advogados em processos que podem se alongar por anos.
Caso haja inadimplência histórica, ou seja, anterior à contratação da garantidora, ela pode estudar uma forma de antecipar de imediato esse valor em caixa, assim como para cobrir emergências.
A maior garantidora do Brasil como parceira do seu condomínio
A LLZ é a maior garantidora do Brasil e, desde 2003, tem como missão simplificar a vida em condomínios de todo o Brasil.
Como colocamos esse propósito em prática?
Para o condomínio
Garantia de 100% das taxas condominiais com o Seguro Receita Condominial*, via BTG Seguros, antecipação da inadimplência histórica e possibilidade de empréstimos e financiamentos via BTG Pactual.
Para moradores
Aplicativo para acompanhar em tempo real as informações necessárias da sua unidade, como 2ª via do boleto, e a segurança de um condomínio bem cuidado, o que proporciona mais qualidade de vida e valorização do imóvel.
Para síndicos
Além do fôlego financeiro, o que favorece uma gestão mais tranquila e uma relação mais harmoniosa com os moradores, tem acesso a materiais úteis para usar no dia a dia, como modelos de documentos, conteúdos para aprimorar suas habilidades e aulas online sobre administração condominial.
Saiba mais sobre as soluções da LLZ e faça um orçamento sem compromisso.
* Verifique as cláusulas contratuais.