Taxa Condominial

Taxa condominial: entenda como funciona a cobrança

Já pensou em como o dinheiro da taxa condominial pode ser utilizado?

Se você mora em apartamento ou possui propriedade em um condomínio, está familiarizado com um termo famoso nesses espaços: a taxa condominial. No entanto, já parou para pensar sobre o que realmente se trata essa taxa, como é definido esse valor e onde é aplicado?

O artigo da LLZ desta semana responde a essas e todas as dúvidas que possam surgir sobre essa arrecadação fundamental para o condomínio. Leia até o final e entenda a importância dessa cobrança.

Mas afinal, o que é a taxa condominial?

A taxa condominial é um valor mensal para manter o condomínio funcionando bem. Ele garante os recursos necessários para realizar a administração e manutenção das áreas de convívio.

Com o dinheiro, administrado pelo síndico, são pagas as despesas rotineiras, como conta de água e luz, limpeza, manutenção dos elevadores, pagamento de funcionários, segurança, entre outros serviços.

Assim, o síndico consegue manter o bom funcionamento do condomínio e realizar consequentemente a preservação do patrimônio em conjunto.

Como realizar o cálculo da taxa?

Antes de saber calcular a taxa condominial, é importante lembrar que cada condomínio tem uma realidade diferente, logo, os valores podem variar. Afinal, um condomínio com piscina precisa de mais recursos para mantê-la em bom estado de uso do que outro que não tem.

Dito isso, veja como realizar o cálculo:

  • Some todas as despesas do condomínio, lembre de todos os gastos, desde o pagamento de funcionários, gasto de energia, indo até mesmo ao IPTU;
  • Faça uma projeção anual e veja o quanto gastará durante 12 meses;
  • Como os preços aumentam inevitavelmente, use o índice de inflação para ajustar o valor;
  • Divida a quantia final pelo total de apartamentos;
  • Leve o valor individual para a assembleia ainda no primeiro semestre e faça a votação com os condôminos.

Quando for realizar os cálculos, avalie se vale a pena para o seu condomínio adicionar despesas extras, como as de obras previstas, por exemplo.

E os imóveis desocupados devem pagar a taxa condominial?

A resposta é: sim!

Lembre-se, a taxa condominial é responsável pela manutenção dos espaços externos, mantendo as manutenções das áreas comuns. Nenhum dos serviços essenciais são interrompidos por conta de um único imóvel desocupado, logo, os custos do condomínio continuam a ser distribuídos normalmente entre as unidades.

A regra vale, inclusive, para contas de gás e água que não são individualizadas. No caso de um imóvel alugado, as taxas serão de responsabilidade do locatário.

O que acontece quando o pagamento não está em dia?

O pagamento de taxa condominial é previsto por Lei, e apesar do Código Civil não permitir que o condômino perca sua propriedade em casos extremos, algumas medidas são necessárias e o síndico pode aplicá-las.

Em caso de inadimplência, o síndico pode registrar a dívida em cartório, aplicar juros, além disso multas e correção monetária em cima do valor em atraso. Além disso, é possível suspender o acesso em algumas áreas comuns do condomínio, como a piscina, salão de festas ou qualquer área comum.

O que fazer em caso de inadimplência?

Infelizmente, não existe uma garantia completa de que todos os condôminos realizem o pagamento da taxa condominial todos os meses, sem atrasar, com o recolhimento da taxa sendo realizado pelo próprio síndico. Diversos fatores interferem diretamente nisso, tendo como consequência as altas taxas de inadimplência.

A boa notícia é que existe a possibilidade de solucionar esse problema, conseguir 100% do valor total do caixa do condomínio, através do Seguro Receita Condominial via BTG Seguros da LLZ.

Como o próprio nome já diz, com ele o síndico tem a receita mensal garantida pela LLZ, tendo o caixa condominial com o valor completo para quitar as despesas básicas do condomínio, independentemente dos casos de inadimplência.

Dessa forma, o dinheiro necessário estará no caixa, proporcionando uma previsibilidade financeira que traz mais tranquilidade para o síndico, podendo arcar com os compromissos, além de conseguir realizar planos, por exemplo.

Síndicos que contam com o Seguro Receita Condominial via BTG Seguros também não precisam mais se preocupar em fazer a cobrança da taxa condominial, que passa a ser de responsabilidade da LLZ. Assim, ele pode se dedicar a outras importantes demandas do condomínio, sem se preocupar com a cobrança.

Quer garantir que seu condomínio tenha sempre dinheiro em caixa, mesmo com inadimplentes? Por fim, conheça o Seguro Receita Condominial via BTG Seguros da LLZ e saiba como ele pode melhorar a qualidade de vida de todos no condomínio. Clique aqui, saiba mais detalhes e apresente a proposta na próxima reunião de condomínio.

Maior Garantidora do Brasil, a LLZ é a única a oferecer o Seguro Receita Condominial, numa parceria com a BTG Seguros. A solução mais completa do mercado para estabilidade financeira dos condomínios.

Assine a nossa newsletter

Siga nas redes

Compartilhe nas redes sociais

Posts relacionados

plugins premium WordPress